Páginas

Aqui você encontra alguns dos trabalhos do jornalista publicados na Imprensa rondoniense

12.10.08

Posseiros lutam para não serem expulsos de área na estrada da Penal

Eu estava com os colegas da Agência Imagem News, Cleris Muniz e Ademilde Correia, quando fomos informados, por telefone, sobre uma manifestação que acontecia na estrada da penal. Isso foi por volta das 22 horas do dia 19 de agosto de 2008.

Um nevoeiro de fumaça na estrada que dá acesso às quatro unidades penitenciarias masculinas da Capital atraia a atenção de populares que, à distancia, observavam, possivelmente imaginado que seria mais uma rebelião no presídio Urso Branco. Mas, naquela noite, a movimentação na estrada que dá acesso a um dos presídios mais perigosos do País envolvia outra classe de manifestantes: posseiros. Eles tocaram fogo em pneus colocados na estrada, impedindo a passagem de carros - inclusive viaturas policiais -, em protesto contra Liminar de Reintegração de Posse que determinava a saída imediata de área ocupada no setor penitenciário.

No ofício (datado de 18 de agosto de 2008) que foi encaminhado aos posseiros pela Polícia Militar, foi determinado que as famílias desocupassem a área situada no imóvel rural nº 55, na Gleba Aliança do setor penitenciário, que seria de propriedade da empresa Cerâmica Porto Velho Ltda -- conforme decisão judicial proferida nos autos do Processo nº 001.2004.01085-9, referente a Mandado de Cumprimento de Liminar de Reintegração de Posse. Mesmo lutando para permanecer no local, as famílias não conseguiram evitar a expulsão que ocorreu um dia após a manifestação na estrada (em 20 de agosto de 2008).

As fotos são de Ademildes Correia, da Agência Imagem News

Nenhum comentário: